Como sardinha em lata – A palavra sardinha vem do latim sardina. Designa o peixe abundante na Sardenha, conhecida região da Itália. É um alimento apreciado e nutritivo, de sabor bem peculiar. As sardinhas, quando enlatadas em óleo ou noutro molho, vêm coladas umas às outras. Por analogia, usa-se a expressão popular sardinha em lata para designar a superlotação de veículos de transporte público.

Estar com a corda no pescoço – O enforcamento era meio de aplicação da pena de morte. A metáfora nasceu de anistias ou comutações de penas, chegadas à última hora, quando o carrasco já tinha posto a corda no pescoço do condenado. Hoje, o ditado significa estar ameaçado, sob pressão ou com problemas financeiros.
De pequenino é que se torce o pepino – Os agricultores, para darem uma melhor forma a essas plantas, retiram os “olhinhos”. Se não for feita esta pequena poda, os pepinos criam uma rama sem valor e adquirem um gosto desagradável. Assim, a exemplo dos pepinos, também é preciso moldar o caráter das crianças o mais cedo possível.
Cor de burro quando foge – A frase original era “Corra do burro quando ele foge”. Tem sentido porque, o burro enraivecido, é muito perigoso. A tradição oral foi modificando a frase e “corra” acabou transformada em “cor”.
Amigo da Onça: (Quem tiver mais de 30 anos, saberá quem é este):

Um caçador mentiroso disse que ao ser surpreendido por uma onça, sem arma alguma, deu um grito tão forte que o animal fugiu apavorado. Quem o ouvia, disse que se assim fosse, é óbvio que ele teria sido devorado. O caçador, indignado, perguntou se afinal o interlocutor era seu amigo ou amigo da onça. Atualmente, a expressão significa amigo falso, hipócrita.
Favas contadas – De acordo com o pesquisador Câmara Cascudo, antigamente, votavam-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha o apuramento pela contagem dos grãos, sendo que quem tivesse o maior número de favas brancas seria eleito. Atualmente, significa uma coisa certa, negócio seguro.
E, por hoje é só. Peço aos meus diletos leitores que expressem suas opiniões, favoráveis ou desfavoráveis às minhas postagens para que eu saiba até onde posso ir… Abraço a todos.
Ótima publicação, pois o verdadeiro significado de muitas dessas expressões não lembrava. Parabens.
CurtirCurtir