Militarização

Diante das inúmeras discussões que temos presenciado, desde que o Jair Bolsonaro assumiu a Presidência da República focando sua carreira militar, resolvi pesquisar na internet qual a real personalidade do distinto. O que está lá, à disposição dos curiosos, é o seguinte:

foto-oficial-Bolsonaro-774x644É um militar da reserva, político filiado ao Partido Social Liberal (PSL), deputado federal por 7 (sete) mandatos entre 1991 e 2018, sendo eleito através de diferentes partidos ao longo de sua carreira. Seu irmão Renato Bolsonaro e três de seus filhos também são políticos.

AMANFormou-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977 e serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja no qual criticava salários de oficiais militares. Por causa disso, foi preso por quinze dias, apesar de ter recebido cartas de apoio de colegas do exército. Foi absolvido dois anos depois.

Por essas alturas, lembrei de uma pesquisa feita por um grande amigo – Geraldo Blauth – que teve a curiosidade de estudar a relação dos Presidentes dos USA e procurar identificar quais os cargos que ocupavam antes da Presidência, em um país de 1​º​ mundo, riquíssimo, e numa Democracia​ que existe há séculos.

Ele enviou-me o resultado e, sinceramente, os dados me surpreenderam, além de me deixar sossegado ante a atual situação do BRASIL. Eis os resultados:

EXÉRCITO:
Generais: George Washington, Eisenhower e Ulysses Grant​
Major-general: Andrew Jackson, William Henry Harrison, Zachary Taylor​, Rutherford Hayes e James Garfield
Brigadeiros-Generais: Franklin Pierce, James Garfield, Andrew Johnson, Chester Arthur e Benjamin Harrison
Coronéis: Thomas Jefferson, James Madison, James Monroe, James Polk, Theodore Roosevelt e Harry Truman​
Majores: William McKinley e Millard Fillmore​
Capitães: John Tyler, Abraham Lincoln, Ronald Reagan
Soldado: James Buchanan​

MARINHA:
Capitães de Fragata: Lyndon Johnson e Richard Nixon
Capitães de Corveta: Gerald Ford
Tenentes: John Kennedy, Jimmy Carter, George Walker, Bush (Pai)
G​uarda​ N​acional ​do​ T​exas / Primeiro Tenente: George Walker Bush (Filho).

CONCLUSÃO:
Considerando tais dados, não ​tem porque aqui no Brasil​ um ex-militar não alcance a presidência, democraticamente​, sem que isto signifique que vai haver Golpe Militar​ ou a volta de uma ditadura militar ao poder. Tenho certeza que os leitores aceitarão essa publicação como uma forma de pensar e repensar a situação política do nosso Brasil, sem preconceitos contra um cidadão dedicado à família, à própria religião e ao nosso país, só pelo fato de ser militar.

Porém é importante destacar que o meu amigo afirmou categoricamente que não encontrou nenhum presidiário​ ou ex-presidiário na relação de ​Presidentes​ dos Estados Unidos da América do Norte.

Que o Brasil siga firme e forte, apesar dos STFs da vida e da Redes de TVs propinadas…


2 comentários sobre “Militarização

Deixe um comentário